quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O que eu cultivei

No dia do meu aniversário, dia 14 de dezembro, meu irmão Raphael Marques escreveu um poeminha pra mim no Blog dele tão lindo que não resisti de postá-lo aqui. Como o ano de 2010 está acabando, quero que esta postagem feche com chave de ouro. Sei que devia ter postado exatamente no dia, mas acontece que ele não me disse absolutamente nada sobre, então só o vi dias estes. Ele dizia:




TESOURO

Ter você como irmã é o mesmo que ter ganhado um tesouro.
Não tesouro material
Mas um tesouro real e natural
Todos os tesouros apresentam valores mensuráveis
e o seu valor é imensurável aos meus olhos.
Tesouro o qual não se esquece ao guardá-lo ao bolso de um simples paletó
Se esse tesouro de diamantes ou esmeraldas ele sempre será meu e simploriamente único
Cada pedra de sua composição é feita com amor e carinho aos olhos alheios
Cada simples e singelo brilho é caracterizado por seu jeito de ser
Seja como for o tesouro ninguém o toca sem que eu conheça bem sua origem
Há tesouros que qualquer pessoa pode achar em um deserto
Mas este é único e raro
Só se encontra em um único lugar
Um lugar calmo e sereno
Onde haja paz e harmonia
Alegria e Felicidade
Amor e Perseverança
Esse lugar só Deus, minha família e eu
podemos encontrar



Na foto eu tinha 11 aninhos - a idade que minha priminha Thais fez ontem - e meu irmão tinha 16. Uns seis anos atrás, mas ainda guardo essa foto comigo, acho que nem ele sabe da existência dela.
Meu irmão e eu somos assim: ele sempre é caladão na dele, quando está triste vem me encher o saco, o faço dar boas risadas - ele sabe que quando quiser é só desembuchar, e sabe também que eu bem sei que nem sobre todos os problemas a gente gosta de falar - Aprontamos na cozinha juntos, me lembro bem daquela sopa de tomate com linguiça, sei lá o que era aquilo que fizemos; mas nosso pai gostou. E tem também aqueles dias que nada está bem, tudo está em fúria; acabamos brigando um com o outro, você sempre num tom maior que o meu. Ah, sua mania de falar alto... Engraçado é que eu sempre gostei de te irritar por isso, bom você nunca soube e se ler agora saberá. Odeio quando gritam comigo, mas sei que você odeia ainda mais quando você está gritando com alguém e esse alguém fica ali calminho, calminho, falando baixinho. Tabom, entendi. Aham, ok. Me lembro como se fosse ontem, aquele dia em que apanhei por sua causa - nós dois brigávamos tanto quando pequenos - você fazia de tudo pra não apanhar sozinho. Lembro também de quando juntávamos as camas e brincávamos de lutinha, eu sempre perdia. Lembro quando você quebrou a sapateira da nossa mãe e me fez arrumar também, sendo que eu não tinha feito nada. Os sapatos são seus também. Lembro de quando dobrávamos a roupa, e você dobrava só a sua, e eu tinha que dobrar todo o resto sozinha.
Lembro quando você brincava comigo de boneca, você sempre era o galã ou o super-herói.
Lembro do seu primeiro namoro, como eu fora chata! Sempre grudando no pé, sempre ciumenta com você. Ela ligou de novo? O que ela queria, hein? Lembro da canção que eu fiz de dor-de-cotovelo quando vocês terminaram. Simone... por que me deixou? lalala Fala sério, sou a pior irmã do mundo! Mas eu tive também o meu primeiro término, e você se vingou! Foi a minha vez de escutar Roberto Carlos e suas músicas deprês.
Lembro também de quando sentávamos no sofá da sala, e você me contava piadas absurdas. Não me recordo com clareza de como era aquela da barata falante que fora à Marte, mas eu ri muito no final!
Eu lembro de tanta coisa... Rimos, sorrimos, choramos, lamentamos... já passamos tantas coisas juntos! 17 anos não é moleza, né? E você que me pegou no colo, que tentou me matar com um cadeado... Tanta coisa.
Lembro quando já era tarde, eu na casa das minhas amigas, e você ia lá todo todo: Tá na hora já, pra casa! A mãe tá chamando. E minhas amigas estranhavam, elas te achavam mandão demais. Você sempre bravo na rua, mas um bobão da porta pra dentro.
Sempre ciumento, sempre bobão... sempre meu irmão.
A gente foi crescendo, paramos de brigar tanto; e cá estamos nós, porque como a mãe disse: Cuide bem do seu irmão, você só tem ele, e ele só tem você.
E eu te amo, Rapha. Seu chato.



Feliz Ano Novo a todos! Que 2011 seja um ano de conquistas!


Abraço apertadooo

21 comentários:

  1. Como seu irmão escreve bem!
    E você também,claro.

    O texto me fez lembrar de momentos parecidos com minhas irmãs,aqueles que a gente só dá devido valor quando são somente lembranças...

    Feliz 2011 pra ti!Beijos!

    ResponderExcluir
  2. fala sério, amor de irmão é o melhor
    nunca é um tédio
    um dia brigamos, outro nos amamos
    rs
    é assim aqui em casa...
    lindo poema... além de ser um irmão é um poeta

    bjs e feliz ano novo

    ResponderExcluir
  3. Sabe,li esse texto e me deu até vontade de chorar?rs' é serio Gabs por pouco lágrimas não caíram no teclado...sabe lembrei do meu irmão mais velho que saiu de casa já,vai até casar =/ ele faz falta...
    Nossa seu irmão tentou te matar com o cadeado?está viva por sorte hein?
    Gabs espero que 2011 seja ano de conquistas mesmo e não se esqueça da nossa promessa!
    E vc sumiu do msn...vou ter que te ligar então é?
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Nossa que estranho é minha última vez por aqui neste ano de 2010,só eu acho isso estranho?finais tanto de ano como de qualquer coisa não é tão legais =/

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Awn, fiquei emocionada lendo. Morro de vontade de ter um irmão mais velho, pra brigar com ele e pra ter um apoio sempre. Muito lindo voces. FELIZ 2011, tudo de bom pra voces.

    ResponderExcluir
  6. Vc aceita parabéns atrasado? Ok, aceitou? Nessa família só tem poeta, né? Outra coisa, já te desejei um 2011 feliz? Então, aproveito e deixo todos os recados agora...
    Bjs e paz!

    ResponderExcluir
  7. Bonito demais esse texto do seu irmão...ótima homenagem.

    Feliz 2011.

    abraços
    de luz e paz.

    ResponderExcluir
  8. muuito obrigada pelas palavras, gabriela. obrigada mesmo. eu não consigo esperar o pior das pessoas, sempre acabo esperando mais do que devia, então me decepciono ;~ e aquela musica que disse lá, me marcou muito, porque na verdade ele não mora na mesma cidade que eu. E eu tenho 17 anos, to esperando o resultado do vestibular haha.
    E mais uma coiiisa, acho que é melhor ter um irmaozao do que um presente mais gordinho do papai noel haha ;~ mas eu fico com o presente e voce com o irmao :D
    Agradeço igualmente pelo seu carinho e atenção, e desejo um ótimo 2011 :D beeeeeeeeijos *-*

    ResponderExcluir
  9. Que ótimo fazer niver em dezembro e fechar mais um ciclo juntinho com o fim de ano!

    Acho que carinho de irmão é uma coisa fofa, ainda mais poesia! Ter um irmão, por mais que Às vezes chateie, é ter um companheiro pra vida toda! Suas histórias com ele são lindas!

    Feliz aniversário e ano novo! ^^

    ResponderExcluir
  10. Linda homenagem do teu irmão pra ti...
    Irmãos são sempre assim, se matam, mas não se largam...
    Hehehe...
    Também tenho boas lembranças da minha irmã e eu...
    Adorei a última postagem do ano... xD
    Flor...
    Feliz ano novo!!!
    Tudo de bom pra ti!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Achei emocionante. Sou obrigada a concordar com a Cecília, me deu mesmo vontade de chorar. É bonita essa união entre irmãos. E cultive-a, esse amor é lindo demais.

    E ah, Gabi. Obrigada pelas palavras sempre doces. Mudei tanto de maio pra hoje, que eu mesma fico encabulada. E aquele comentário foi uns dias antes de eu conhecer o meu namorado. Só para ver como as coisas já estavam encaminhadas. rs
    Desejo à você um feliz 2011, que seja um ano de muitas realizações e sucesso pra você. Obrigada por sempre deixar palavras lindas no meu blog.
    Você é uma fofa.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  12. Seu post mto revigorante e interessante.
    parabens
    e venho tbm dizer ou melhor
    desejar um ótimo ano novo
    uma passagem d ano feliz e unica..
    q 2011 seja bm melhor q 2010
    e conquiste o q desejar..
    ou q adiante os processos pra essa conquista.
    abraços e até um dia.

    o
    www.bocadekabide.blogspot.com
    agradece o carinho *-*

    ResponderExcluir
  13. Tive que voltar aqui de novo pra agradecer novamente tuas palavras e também pela atenção de sempre. Ontem eu estava indo pra casa de alguém e comecei a pensar nisso no caminho, voce faz um blog, fala lá o que pensa, as vezes besteiras, o que sente.. e alguem para pra ler aquilo. Ninguem tem essa obrigação, mas algumas pessoas leem o que vc escreve lá. Então obrigada por isso, e obrigada por tudo de bom que me desejou. Desejo tudo em dobro pra ti.
    Beijo enorme e um ótimo 2011.

    ResponderExcluir
  14. Pelo visto não é só vc que tem jeito com as palavras. Linda maneira com que seu irmão a homenageou. E sim ceci também lembrei de meu irmaozinho que também tem jeito com as palavras mas utilizando-as para música. Gabi, que vc tenha um ótimo ano novo! :)

    ResponderExcluir
  15. Oi Gabriela,

    Ah os irmãos. A frase que mais resume essa relação fraterna, na maioria dos casos, foi a última: "Eu te amo, seu CHATO!" E é assim né? A gente briga, fica chateado, apronta, mas o carinho, o amor, sempre prevalece.
    Vou usar a mesma desculpa que usou nesse post. Deveria ter lhe parabenizado antes mas como você não falou NADA, só estou sabendo hoje, quero lhe desejar tudo de bom! Feliz aniversário atrasado e um excelente 2011!

    Beijos,

    Thiago

    ResponderExcluir
  16. por acaso entre no seu blog, e aproveitando a ocasião, quero desejar um abençoado ano. Que este no seja um kairos na sua vida, tempo oportuno, de ralizações.
    forte abraço..
    Deixo meu convite pra visitar o meu blog...

    ResponderExcluir
  17. Lindo o texto de teu irmão.
    Obrigado pelos recados lá.
    Feliz 2011!

    ResponderExcluir
  18. Ah, que lindo! *-*
    Bom, eu sou filha única, e o mais próximo que tenho do amor de irmão são as minhas amizades, que amo TANTO, MAS TANTO, MAS TANTO, que não me surpreenderia se alguém me contasse que somos irmãs de sangue.

    Bom, sendo de sangue ou não, o fato é que tem gente nesse mundo que sabe nos cativar e, acredite: é isso que a gente leva da vida - o sentimento bom dos outros pra nós e vice-versa.

    ResponderExcluir
  19. Estou grato pelo comentário deixado em nosso blogue. Saiba que voce enobreceu aquele espaço com ele.
    Fique com DEUS

    ResponderExcluir
  20. Senti uma saudade sem tamanho do meu irmão agora! :)

    Obrigada pela visita!
    Volta mais vezes, viu?

    ;**

    ResponderExcluir

Faça um comentário, se houver um. Caso ao contrário, se apenas gostou do texto, ou o leu e não há nada a declarar, clique nas opções acima (Eu li/E gostei).
Saiba que não precisa obter conta no Google para comentar, você pode deixar seu comentário como anônimo. Preferindo se identificar, deixe seu e-mail ou algo assim. Os comentários de postagens recentes passam primeiro pela minha aprovação, não o postarei de você quiser deixá-lo oculto.

Pratique a leitura.

Translate