quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

O maracujá.

Era impossivel acreditar que coisas minúsculas viriam ser tão importantes, não é a toa que pessoas vividas afirmam que os mais belos e cheirosos perfumes são aqueles que se encontram em menores frascos.
Era uma quinta-feira, por coincidência era primavera - estação em que as árvores dão seus frutos e as rosas brotam - o pé de maracujá já havia dado suas rosas, aquelas mesmas em que surgiriam a fruta. As abelhas, beija-flores extraíam o polén e o implantava em outra florzinha, assim fazem o pé crescer mais e mais.
- Mas que abelha chata esta que zombe aos meus ouvidos.
- NÃO A MATE! - berrou Mariana.
- Por quê? Ela é tão inútil mesmo, não irá fazer falta. Aliás, já estou com muita raiva dela. - graniu Isadora para a pobre abelha que estava batendo na janela.
- Você que pensa! As abelhas são muito úteis. Ela são responsáveis por uma porção de coisas, principalmente na estação em que estamos.
Isadora fez-se de surda, jogou guela abaixo o suco de maracujá e se calou.
- Veja, este suco que você toma agora, você sabe do que ele é feito?
- De maracujá, oras. E qual é o problema nisto?
- Olhe para o pomar lá fora. - apontou Mariana para as lindas árvores ao vento balançar, e lá estava o pomar de maracujá e também havia uma porção de abelhas pinicando as florzinhas do pé.
Isadora sem entender ainda o que a amiga tentava dizer pode notar que a abelha tinha alguma relação com o maracujá, mas ela entendia que, a tal matava as florzinhas.
- Olhe as abelhas, elas estão fazendo seu trabalho. Elas colhem o polén de um pé e joga para o outro. O contrário dos beija-flores, eles se alimentam do polén, apesar de serem bonitinhos, acabam de certa forma "matando" o pobre pé, que dá a linda fruta maracujá que acaba sempre indo para o seu estômago como suco. NADA no mundo é inútil, como você diz; tudo tem a sua função. Assim como as lagartixas, elas são nojentas e tal, mas elas são úteis, elas se alimentam de mosquitos, aqueles mesmo que se alimentam de seu sangue. Isso se chama: cadeia alimentar.
Isadora olhou para o copo de suco, olhou para a abelha e foi correndo abrir a janela da cozinha para que a abelha pudesse sair voando para lá fora.
- Pronto.. - sorriu Isadora - Agora ela pára de me enxer, e vai lá fora fazer seu trabalho para o pé de maracujá crescer mais e eu ter mais suco para beber.
Riu Mariana contente de sua amiga ter entendido realmente a importância de cada qual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário, se houver um. Caso ao contrário, se apenas gostou do texto, ou o leu e não há nada a declarar, clique nas opções acima (Eu li/E gostei).
Saiba que não precisa obter conta no Google para comentar, você pode deixar seu comentário como anônimo. Preferindo se identificar, deixe seu e-mail ou algo assim. Os comentários de postagens recentes passam primeiro pela minha aprovação, não o postarei de você quiser deixá-lo oculto.

Pratique a leitura.

Translate