quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

A bonequinha.

Era uma quarta-feira, uma daquelas manhãs em que a chuva forte bate na janela. Não estava sol - milagre- fazia dias em que não chuvia tão forte assim. Até já podiam esperar que a seca invadisse a cidade e matasse as plantações dos pobres agricultores que davam duro nelas.
- Mãe, não vai parar de chover? Eu quero ir com a Doris lá fora para brincar um pouco - dizia a garota à apontar para a pequena boneca de pano que levava no colo.
- Não sei querida, só quem sabe é Deus. Afinal, é perigoso brincar lá fora a essa hora, ainda está cedo demais, tome seu café.
A garota sentou na mesa, deixou sem querer a boneca cair no chão e se debruçou em seus próprios braços.
- Mamãe...
- O que foi querida? - perguntou a mãe que estava virada para a pia lavando a lousa.
- Se chover assim eu nunca mais vou poder brincar lá fora, nem ver mais os meus amiguinhos.
- Amor, mas você pode vê-los na escola, não?
- Sim sim, eu posso mamãe. Mas e se chover para sempre?
- Eles podem vir aqui em casa...
- Não mamãe. Todos nós vamos crescer, vamos mudar de escola, cidade e talvez nunca mais iremos nos ver.
A mãe ficou a pensar e se calou.
- ... e então o que será de mim sem meus amigos?
- Ah meu amor, você tem a Doris, ela sempre será a sua amiguinha. - apontou a mãe para a boneca jogada no chão - .. Mesmo você as vezes sendo meio que indelicada com ela, ela sempre será a sua amiguinha.
- Esse é o problema mamãe. Eu não tenho que cativá-la, ela está comigo porque não pensa, muito menos faz escolhas. E quando eu precisar de conselhos? Ela nunca me dará conselhos, ela nem sequer fala. Ela não possuí outros amiguinhos, ela só tem a mim.
- Então cuide dela meu amor, ela só tem a você.
A garota olhou a boneca com desgosto e pôde imaginar ela uns anos mais tarde agachada na varanda com seu vestido de rendinha brincando de boneca. Então a garota acreditava que Doris só tinha a ela, por isso ela deveria cuidar muito bem da bonequinha de pano, mesmo prefirindo amiguinhos de verdade que falam e que pensam.
No Natal do mesmo ano, a garotinha ganhou de Natal uma bela bonequinha que andava. Então, toda sorridente passava as horas do dia a brincar com a bonequinha nova e sem perceber acabou abandonando Doris no fundo de seu baú.
A pobre bonequinha que só tinha à ela, agora não tinha mais ninguém. Se boneca pensasse, se boneca falasse, provavelmente ela iria se sentir traída pela dona e choraria de raiva e ciúmes da nova bonequinha andante. Se ela tivesse movimentos e soubesse como se tira vidas, ela mataria a bonequinha nova por ódio, se sentindo traída.
Daí se gera a violência, que é um dos principais problemas que passamos hoje em dia.
Amigas rivais, inveja, falsidade, tudo tudo consequência de pequenos atos.
Amigo se cativa, amigo se tem mais amigos, e bonecas? Bonecas só tem um dono, são compradas em loja e quando entramos na adolescência à jogamos no lixo. Amigos aceitam perdas e fazem novas raízes, fazem novas amizades e se superam. Bonecas não!
Então reze para que a tecnológia não invente bonecas que tenham vida como nós! Será seu fim...

4 comentários:

Faça um comentário, se houver um. Caso ao contrário, se apenas gostou do texto, ou o leu e não há nada a declarar, clique nas opções acima (Eu li/E gostei).
Saiba que não precisa obter conta no Google para comentar, você pode deixar seu comentário como anônimo. Preferindo se identificar, deixe seu e-mail ou algo assim. Os comentários de postagens recentes passam primeiro pela minha aprovação, não o postarei de você quiser deixá-lo oculto.

Pratique a leitura.

Translate