sexta-feira, 9 de julho de 2010

...

Lá fora, da janela podias-se ver o interior de uma casa fria, de uma casa silenciosa, a qual consigo trazia lembranças amargas. Na sala, sentada numa poltrona bege, estava uma senhora, na mão trazia um copo de Whisky, e seu olhar acompanhava o contorno da cortina antiga pendida à janela entreaberta; os ouvidos pareciam atentos à bela melodia que tocava - Fur Elise, em sua vitrola antiga posta na mesinha no canto do cômodo.
Os olhos semi-cerrados, talvez de dor, era a viagem as lembranças, ou então até mesmo o sono que a perturbava.
Quantos dias ela já não pudera dormir?
A luz de tal cômodo permaneceu acessa a dias...
Outro dia eu fui visitá-la novamente. Apenas da janela, mas é claro. Ela nem imaginava ali minha presença.
Com os olhos ainda fechados, - dormindo acredito, - cheguei mais perto da janela, até o raio do luar nos iluminar. Iluminou a janela que logo, nela fez meu reflexo. Eu fiquei incontáveis minutos olhando a senhora, e então fitei entre nós - minha imagem na janela, e a dela dentro da sala sentada na poltrona velha - pude achar mera semelhança. Parecíamos iguais. Seríamos a mesmas? Hoje eu creio que sim.
Sou a senhora da poltrona, caro leitor. E lá fora estou eu, anos mais nova, um tanto ingênua, por assim dizer. Ah... que saudade de minhas lembranças. Talvez amargas.
Quando nos pegamos a recordar, a memória faz a recordação ser tão viva, que é como se déssemos vida a algo que já se foi.
Minha juventude se foi, leitor, e com ela levou o meu vigor. Talvez um dia a vida leve a sua também, e então seremos todos as senhoras e senhores da poltrona velha.

Fur Elise - L.V. Bethoveen

5 comentários:

  1. Sua juventude não se foi, gostei bastante do seu texto

    ResponderExcluir
  2. "Quando nos pegamos a recordar, a memória faz a recordação ser tão viva, que é como se déssemos vida a algo que já se foi."

    É verdade, Gabi.
    E eu não quero me dar conta de que estou sentada numa poltrona velha, mas sem nada de relevante para recordar. Seria a certeza de que eu não tive vida, que nada valeu a pena, que eu não fiz o que eu sonhei.

    Belo post!
    =**

    ResponderExcluir
  3. Que linda a postagem...
    Faz tempo que não passo aqui, seu blog está lindo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. eu posso até ser a senhora, mas num shopping, comprando, consumindo, me divertindo, vivendo e aproveitando os meus ultimos momentos de vida! bj

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto...
    Tudo por aqui é lindo.
    Adorei aqui e já te sigo, tá?!
    Bjão e um domingo super iluminado.

    ResponderExcluir

Faça um comentário, se houver um. Caso ao contrário, se apenas gostou do texto, ou o leu e não há nada a declarar, clique nas opções acima (Eu li/E gostei).
Saiba que não precisa obter conta no Google para comentar, você pode deixar seu comentário como anônimo. Preferindo se identificar, deixe seu e-mail ou algo assim. Os comentários de postagens recentes passam primeiro pela minha aprovação, não o postarei de você quiser deixá-lo oculto.

Pratique a leitura.

Translate