terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Já Chega























Conviver com as pessoas é tão complicado. É complicado tentar entender alguém que nem sequer faz esforço para se entender... E julgar, e escutar julgamentos a manhã, a tarde inteira. Já conversei, na verdade, mais escutei do que falei, você não pára. Você não ouve. Não, você não ouve, e quando nega dizendo que eu minto, omite achando que ouvir é igual escutar, mas não é, não é. Você apenas escuta, mas não matuta. O famoso clichê de entrar por um ouvido e sair pelo outro.
Eu não quero que você mude - apesar de querer, já me conformei que nunca conseguirei uma proeza dessas.
Você mesma vive dizendo que as pessoas apenas mudam quando querem, e eu fico aqui me questionando quando você irá querer considerar que algumas de suas atitudes são irreleváveis. Será que você não percebe? Eu digo: Quem vive do passado é museu. Quem vive do passado é museu. Mas você não pára!
Não compreendo seu desejo absurdo de consertar o que se foi. Não irei morrer são explicações, você diz. Mas eu considero que antes de morrer todos nós iremos entender o porque da vida ter tantos porquês, tantas voltas, e tantas tripulações. Mas você não pára. O mundo não pára. E você vive o ontem, enquanto gasta seu hoje com o antes. Amarga teu hoje. E então quando seu hoje virar amanhã será apenas mais um dia para questionar, para amargar e lamentar. Chega!
Eu já tive momentos assim, admito, todos nós temos um dia. Mas entenda: Não vale a pena. Não gaste teu hoje com o ontem. Chega.
Não quero fingir mais uma vez que tenho sono; não quero entrar em meu quarto, deitar na cama e tampar meus ouvidos com o travesseiro. Trancar a porta pros teus problemas, e me tornar tão egoísta ao ponto de fingir que não vejo. Fingir que durmo, fingir que não enlouqueço.

[Gabriela Marques]

21 comentários:

  1. Uma boa reflexão , um bom questionamento ...

    ResponderExcluir
  2. A dificuldade está em enxergar explicações explicitas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Poxa essa doeu mesmo! reviver passado é uma droga e só enche de dor e veneno quem tenta reviver. Como apontaste no texto o legal é viver o hoje e hoje foste pra mim uma fonte, uma janela para a inspiração.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Admiro os questionadores pois deles surgiram as maiores descobertas. Mas há aqueles que questionam apenas pra se opor, contestar e não se preocupam em achar respostas. É precioso fazer-se ser as respostas. Amei o texto, poderia ter dito e sentido o mesmo que você.

    Flor, outro dia, fiz o desafio que você me indicou. Obrigada por lembrar de mim, adorei, viu!

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o recado!!!
    Existem pessoas que não querem ser ajudadas...
    Então...
    Precisamos deixá-las só...
    Triste...
    Sim!!!
    Mas, às vezes não temos escolha...

    Bjs

    P.S.: Tem um selinho pra ti no meu blog...

    ResponderExcluir
  6. E sea pagina virou, virou!
    gostei do texto.

    bjo!

    ResponderExcluir
  7. Poxa nao me lembrava daqui! RS. Cai por acaso aqui e quando fui seguir.. ja era seguidora.. rs
    Adorei muito o texto. E acho que a pessoa precisa enchergar que esta dando murro em ponta de faca, só vai enchergar quando ela quiser.. Cada um tem um tempo

    ResponderExcluir
  8. Aconselhar é como jogar semente na terra, ela precisa estar pronta pra receber a semente, germinar e crescer.


    Mudei o blog completamente, Gabriela (acho esse nome lindo) Mas, não obtive o resultado desejado. Fico mudando de layout na tentativa de voltar a ter ânimo para a escrita, tentativas em vão. Morri pra poesia e não quero aceitar isso, mas aos poucos vou me conscientizando.
    Nem estou menos feliz por isso, a vida é assim enquanto uns descobrem a escrita outros desaprendem para que servem ela. Meu discurso sempre foi muito otimista, mas dessa vez não sei acobertar o que de verdade eu sinto.

    Adoro estar aqui, ler você, te conhecer.
    Beijo gigante, menina. (um dia fui como você, sedenta de poesia, rica de imaginação.. Não permita que um dia tudo isso acabe, assim como eu permiti que em mim se acabasse.

    ResponderExcluir
  9. É complicado tentar ajudar quem não quer se ajudar... ._.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Estava pensando sobre questões parecidas entre estes dias.
    Ah eu também acredito que antes do adeus entenderemos muitos porquês. Talvez até nos cansemos das muitas respostas encontradas. Experiência e maturidade são sempre conquistas não é? ;D

    ResponderExcluir
  11. Mesmo com palavras como estas, ainda existem pessoas que preferem se manter na ignorância de não querer enxergar o que está nítido aos olhos e ouvidos. Com suas atitudes mal pensadas e, por si só, egoístas, criam bloqueios nas pessoas que mais a amam.

    Se apoiar em um passado obscuro e que não lhe agrega valor algum, é uma real perda de tempo. Preferível seria se apoiar em momentos do passado que te trouxeram alegria, e aquela felicidade genuína que é tão difícil de se encontrar em dias como estes.

    Não sei, Grabriela... Talvez esse texto tenha sido criado para uma pessoa em especial. Mas, ainda sim são palavras que retrataram a realidade de incontáveis pessoas, presas em sí mesmas...

    Mas que ótima reflexão! Ótimo "desabafo"!

    -- --

    Falo bastante, né? Mais ainda tem mais coisas a serem ditas.

    E começo agradecendo-te pelo comentário em meu penúltimo texto. Palavras que muito me alegraram. É bom ver a atenção das pessoas, repassada em palavras. Notar que leram e entenderam o que de melhor o meu texto tinha para vos repassar.

    Depois do agradecimento, me sinto mais do que no dever de te parabenizar pela pessoa que é, pelo modo como escreve e por essa atmosfera tão bonita que te envolve, fazendo com que você se destaque no meio de tantas outras pessoas.

    Não posso te desejar outra coisa a não ser as bençãos de Deus sobre a sua vida. E pedir à Ele também que essa inspiração possa sempre te fazer companhia.

    Fique bem, Gabriela!

    ResponderExcluir
  12. As vezes é bom fechar algumas portas, fechar ambientes que não nos querem e não tirar o pó nem as teias, deixar o tempo comer.

    Não adianta a gente perder tempo com quem não da a minima, dói mas fazer o que!

    Adorei a foto nova Gabi!

    Ah e sobre as artes, eu gosto de estudar elas, principalmente as que eu posto, infelizmente algumas não tem historia, outras tem ai compartilho. :)

    Te beijo. te saro.

    ResponderExcluir
  13. Bigado pelo tempo que gastou por lá.
    Microbeijo.

    ResponderExcluir
  14. O passado está além do que podemos modificar, então é muita perda de tempo ficar 'matutando' sobre ele. Lembrar do passado é sofrer denovo... E acho que ninguém precisa repetir sofrimento, neh? É muito difícil pegá-lo e jogar na lata de lixo de uma vez, mas é um pouco questão de hábito se concentrar no presente e não no imodificável.

    Esse texto também serviui pra mim, mas estou lutando pra mudar essa situação.

    Um beijo e desculpe a ausência! ^^

    ResponderExcluir
  15. As pessoas são tão imprevisíveis e complexas... Porque querer revirar o passado quando tudo está bem?

    Mistérios que a gente insiste em resolver. Sem sucesso.

    Um beijo :* ótima reflexão!

    ResponderExcluir
  16. Voltei pra ver se tinha nova postagem Gabi...
    mas deixo um desejo de bom domingo!

    Bom te ver pelo Skoob!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  17. Isso acontece sempre comigo, as pessoas não entendem que o tempo passa, e que as explicações de antes, não valem de mais nada.

    ResponderExcluir
  18. Não podemos e nem devemos viver do passado.
    É duro caminhar nem olhar pra trás mas é preciso,não temos escolha.
    "espero que o tempo passe,que a semana acabe" vai sendo um tanto fingindo,vai ser um tanto dolorido mais é assim gabs.
    Um dia olha pra trás e verá que valeu deixar pra lá.
    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Já fui muito de tentar ajudar por várias vezes a pessoa a mudar, mas hoje penso diferente. Talvez não irei jamais me sacrificar pelo outro como fazia há meses atrás.
    Agora vou me amar mais.


    Gostei muito texto.
    abraços
    de luz e paz

    ResponderExcluir
  20. A imensa capacidade do ser humano de se prender ao passado, as vezes por medo do desconhecido que é o futuro. Precisamos melhorar nisso, pois ainda é muito mais fácil falar do que fazer.

    ResponderExcluir

Faça um comentário, se houver um. Caso ao contrário, se apenas gostou do texto, ou o leu e não há nada a declarar, clique nas opções acima (Eu li/E gostei).
Saiba que não precisa obter conta no Google para comentar, você pode deixar seu comentário como anônimo. Preferindo se identificar, deixe seu e-mail ou algo assim. Os comentários de postagens recentes passam primeiro pela minha aprovação, não o postarei de você quiser deixá-lo oculto.

Pratique a leitura.

Translate