segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Rio de Amor

Eu gosto de flores.

Pensei em escrever algo sobre o Rio e toda aquela tragédia, mas aquilo, sinceramente, não me inspira, não é algo bonito. É apenas o retrato do que vai prosseguir, de muitas outras tragédias que veremos na Televisão. E as pessoas afirmam desesperadas ou então convencidas: 2012. é o 2012 que está chegando. 2012 é o fim!
O fim? O fim é todo dia. O mundo acabou, acabou para aquelas pessoas que morreram soterradas. Fora o fim, o fim delas. Sonharam a vida inteira, fizeram planos, pularam o Ano Novo, talvez as setes ondas, beijou os filhos, abraçou a família, pensou possitivo, e então veio a forte chuva - e como na música infantil da Dona Aranha - e a derrubou. Derrubou o morro, soterrou os sonhos, matou as vidas, e deixou tristeza.
Em São Paulo eu vejo muito disso. Enchentes, mortes, áreas de risco, favelas. Ontem mesmo deitei ao lado de minha mãe na cama e começamos a conversar sobre tudo isso. Admito que às vezes não me preocupo, muito menos perco meu sono pelas tragédias ambientais, mas ontem fora a primeira vez que chorei vendo TeleJornal. O bombeiro sai de casa para salvar vidas e perde a sua. E então depois o depoimento de uma mãe, uma mãe aflita - que tem o filho, ainda vivo, que trabalha na mesma operação que os três bombeiros trabalhavam quando perderam suas vidas - na reportagem chora de preocupação, dizendo que toda vez que seu filho sai de casa para trabalhar ela reza para que ele volte vivo. Arriscar sua própria vida pela alheia, um trabalho de orgulho, mais que bonito.
Daqui a pouco a geleira descongela, as cidades se vêm debaixo d'água, ocorrem Tsunami's, e sabe lá o que mais. Não temos como evitar. Você vê, tudo isso é consequência do que se fez. As toneladas de gasolina que foram derramadas no mar, os óleos dos Navios naufragados, o efeito estufa causado pela alta emissão de gás carbônico, etc e tal.
E onde está Deus? você se pergunta. Ele está em tudo. Mas como diz a Bíblia: Não ameis o mundo, porque o amor do Pai não está nele. [(1 João 2.15-16)] O amor de Deus está em ti. Ele se expande quando você ajuda seu irmão.
Você viu o salvamento dos mineiros no Chile? Você viu o salvamento do rapaz soterrado em Nova Friburgo? Existem pessoas boas, existem pessoas capazes de ajudar seu irmão, de salvar a vida e arriscar a sua. Pessoas que não desistem, que lutam até o fim pela vida. Existem pessoas boas que doam, existem pessoas boas que acolhem, acolhem as crianças órfãs.
Existem pessoas boas.
É o amor do Pai se expandindo em nós, porque Deus é Amor. O mesmo amor que te faz lutar pelo irmão.
E somos como as flores, ligadas na Terra mas ainda sim precisando da luz do céu para viver. Deus é luz, Deus é vida, Deus necessita estar em ti. E agora, neste momento em que tantos se foram, precisamos de força, precisamos estar unidos.
Eu vejo a TV, o noticiário, e a realidade é tão longe de mim, mas poderia ser aqui, poderia ser minha rua, poderia ser minha casa, poderia ser com minha família, poderia ser eu. Eu e meus sonhos, soterrados.

E agora, gostaria de finalizar com uma oração aos que se foram. Não foram nem 40, nem 50, foram 613 pessoas, fora os corpos que ainda não foram encontrados.

Pai Nosso que estais no céu,
santificado seja o vosso nome,
vem a nós o vosso reino,
seja feita a vossa vontade
assim na terra como no céu.

O pão nosso de cada dia nos daí hoje,
perdoai-nos as nossas ofensas,
assim como nós perdoamos
a quem nos tem ofendido,
não nos deixei cair em tentação
mas livrai-nos do mal.

Amém.

18 comentários:

  1. Cara legal.
    Isso realmente é algo que somente confiança em Deus ajuda.
    Andei meio sumida mas tô de volta na vida de blogueira ativa e claro comentando sempre aqui a partir de agora.
    Bjooz =*
    http://marcadorfluorescente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu sou tão radical e acho que tudo é tão culpa do governo que às vezes prefiro nem dar minha opinião. Enfim, culpa as pessoas também não vai trazer de volta todas as vidas que foram perdidas. Que Deus tenha pena dos bons.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Que texto lindo!A situação lá no Rio está trágica mesmo...
    Selos para ti lá no blog *-*

    ResponderExcluir
  4. Assim seja, Gabriela.

    No ano passado, uma tragédia que se tornou calamidade nacional pelas chuvas de verão foi aqui no Nordeste, sobretudo em Alagoas. Um zagueiro muito carismático do ABC (time que eu torço) sensibilizou os torcedores para as tragédias e nos estimulou a desenvolver essas campanhas. A minha mãe sempre doou dinheiro e mantimentos para essas coisas e eu adquiri esse hábito dela, o hábito de doar sem tergiversações (do tipo "será que o dinheiro vai chegar? será que a comida vai ser distribuída mesmo?", e outras dúvidas inúteis que só prejudica os que estão sofrendo disso). Então, naquele contexto, eu fiz uma campanha aqui mesmo na rua de doação de roupas e colchas, prendi tudo na minha moto e fui pessoalmente a Quebrangulo, interior de Alagoas, cidade mais atingida pela chuva. Qual não foi meu desespero quando vi aquilo... isso porque nem adentrei na cidade toda (o centro estava inacessível). Mas eu nunca vi tanta desgraça por metro quadrado na vida. Fiquei algum tempo lá, entreguei tudo, conversei com alguns desaventurados que perderam tudo e voltei com uma extrema sensação de desamparo, mesmo eu estando distante daqueles problemas todos... fez-me muito mal a proximidade daquilo tudo, como me faz mal ver essas matérias de tragédias no Rio. Filhos perdidos, irmãos, pais, vizinhos, amigos, animais de estimação, tudo isso perdido... qual a perspectiva que resta para quem viu todo seu mundo desabar num dia e de repente vê-se diante de uma nova circunstância, sem a segurança do passado, sem nada que lhe fazia sentido dias antes?

    É difícil falar. Quando você falou do fim (esse papo de 2012 realmente já cansou), eu me lembrei de uma frase emblemática de um de meus livros favoritos, que é A Queda (Albert Camus). É um monólogo extenso, porém bastante representativo.

    "Não espere o juízo final; ele se realiza todos os dias".

    Para essas pessoas, isso nunca foi tão verdadeiro.

    Um beijo, até a próxima.

    ResponderExcluir
  5. Noosa, eu choro em cada vez que eu vejo uma reportagem sobre a situação lá no rio;
    É muita tragédia, muita dor... Eu queria poder ajudar, queria ser voluntária, mas estou fazendo de tudo pra ajudar mesmo de longe '
    Mt lindo; bjuus '

    ResponderExcluir
  6. São as lágrimas de Gabriela que me fazem perceber que não existe nenhuma alma que nem a dela. Pura, serena e bela. As lagrimas são de dor, porque a natureza não perdoo, o homem procurou, certamente achou. Triste... mas são as lagrimas de gabriela que me fazem perceber que o mundo ainda precisa ser que nem ela...que chora a dor...e clama por este 'rio de amor'.

    Hj postei no meu blog... sobre esta fatalidade, mas acreditando no homem, acreditando naqueles que são exemplos de que é preciso ter fé, esperança... Acredito no homem, na sua capacidade de amar o outro sem nem ao menos conhecer... Vi algumas reportagens de solidariedade e confesso que mesmo em meio a toda desgraça ainda existe graça... é o homem que nutre o desejo de ser para o outro, de compadecer, de se doar... Um desejo que vem de dentro... pq é amor...amos ao proximo. "amemo-nos uns aos outros pq amor vem de Deus"...


    é sempre bom passar por aqui...
    super beijoOo..

    ResponderExcluir
  7. O assunto não é inspirador, ou melhor, ele não nos inspira com bonitas palavras, mas quando começamos a escrever ou conversar sobre o tema sempre temos algo a dizer, sempre nos sensibilizamos pelas pessoas que foram e também pela família de quem se foi.
    É difícil perder uma pessoa que amamos, e tiveram pessoas que perderam a família inteira, ou seja, além do luto existe a solidão. Complicado.
    Espero que elas consigam superar tudo que aconteceu e também espero que a ajuda oferecida seja suficiente.

    Um beijo enorme, linda.


    P.S.: Ainda não tinha visto o novo layout, gostei de verdade!

    ResponderExcluir
  8. O assunto não é inspirador, ou melhor, ele não nos inspira com bonitas palavras, mas quando começamos a escrever ou conversar sobre o tema sempre temos algo a dizer, sempre nos sensibilizamos pelas pessoas que foram e também pela família de quem se foi.
    É difícil perder uma pessoa que amamos, e tiveram pessoas que perderam a família inteira, ou seja, além do luto existe a solidão. Complicado.
    Espero que elas consigam superar tudo que aconteceu e também espero que a ajuda oferecida seja suficiente.

    Um beijo enorme, linda.


    P.S.: Ainda não tinha visto o novo layout, gostei de verdade!

    ResponderExcluir
  9. Amei o Blog ,estou seguindo :)
    SEGUE O MEU??
    Bjuuus ;*

    ResponderExcluir
  10. Ligar a tv tem sido cruel nesses ultimos dias!
    2011 começou mal!

    Livrai-nos do mal com certeza!

    ;*

    ResponderExcluir
  11. Enquanto as pessoas não tiverem conciencia que morar nesses lugares de risco é cada vez mais um risco a sua vida, vão continuar havendo mortes. Desta vez foi um erro de todos, não apenas a furia da natureza. E agora vai ser cada vez pior enquanto o mundo continuar pensando assim. @giovannamoser_

    ResponderExcluir
  12. Olha...
    Não gosto de assistir aos noticiários, pois sempre trazem informações que nos fazem questionar a razão para viver...
    Bom...
    Tragédias acontecem todos os dias...
    Mas, nunca damos a devida importância...
    Todos os dias sonhos são enterrados, vidas abandonam esse mundo...
    O que me entristece é ver como damos tão pouca importância a cada segundo de vida...
    Precisamos receber um chacoalhão da vida para darmos importância a coisas tão singelas...

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Tão tocante e certo seu texto. Algo tão triste como essa tragédia, uau. Não podemos perder a esperança e como você disse, ainda existem pessoas boas, pessoas como aqueles bombeiros. Não me sinto uma pessoa muito boa no momento, seu texto me deu muito o que pensar. Enfim, sempre bom ler o que você escreve :*

    ResponderExcluir
  14. Eu também chorei um dia vendo uma notícia sobre aquelas tragédias. O pensamento que mais vem é esse: e se fosse eu, minha família? A gente nunca pensa seriamente que podemos ser nós qualquer dia, neh? Mesmo assim, dói lá no coração, tantas histórias interrompidas, famílias inteiras... Acredito que tudo deva ter um porque, talvez aquela fosse a hora daquelas pessoas, quem sabe? O que eu sei e que todos estão VENDO é que com a natureza não se brinca. É bonito a maneira como todos se unem pra ajudar, a solidariedade é algo que também emociona, mas enquanto não aprendermos a respeitar a natureza, tudo isso vai se repetindo... É triste, mas é verdade.

    ResponderExcluir
  15. Todo dia é uma tragédia pra que não saber viver intensamente e não ama o próximo. Devemos ser gratas a Deus por nos ajudar a ter essa sensibilidade para com os outros.

    ResponderExcluir
  16. Gabriela, é bom escrever da subjetividade, expor nossa visão poética do mundo. Mas, as vezes precisamos denunciar o que vivemos. Escrever sobre dores e trágedias, para despertar alguma consci~encia sobre que trilha evolutiva estamos tomando. A autodestruição da espécie? Até que ponto a ganância, egoísmo e ambição humana pode anestesiar a sensibilidade, amor a vida e ao próximo. Esquecemos que o "próximo" pode ser nós. Distanciamos os acontecimentos trágicos da vida. Mas, a cada dia ele espreita nossa porta.

    De fundamental importância esse texto!

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  17. Fiquei impressionada com sua fragilidade, minha querida. Não é fácil pra gente que assiste, muito menos pra quem esteve lá, ou ainda está. É difícil conviver com a realidade, por isso faz muito tempo que não acompanho o jornal. É desgraça demais para tantas pessoas. E eu me sinto mal de saber que não posso estar lá para ajudar.
    O mínimo que eu posso fazer é pedir à Deus que os guarde, que proteja-os e que não haja mais sofrimento. Tudo tão complicado...

    Senti falta das suas palavras. Desculpe o meu sumiço. Como comecei a trabalhar, fica difícil entrar em consenso com rotina e tempo livre, rs.
    Tem desafio pra ti no meu blog.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  18. Lindo e emocionante isso que voce escreveu. Me tocou demais, demais mesmo. Eu estava no rio quando isso aconteceu, mas onde eu estava parecia que nada tinha acontecido, no centro da cidade, nem tinha chovido muito muito por lá e de manhã todas aquelas notícias nos jornais.. eu fiquei sem entender nada, que horas aquilo tinha acontecido. E tao perto de mim. O desespero, o aflição das famílias.. chega na gente. Fico aflita só de lembrar. Mas a unica coisa que posso fazer nesse momento, no meu quarto, é rezar, pot todos eles, pra que tenham força, pra que recomecem e pra que essas pessoas boas estejam protegidas.
    Livrai-nos do mal.

    ResponderExcluir

Faça um comentário, se houver um. Caso ao contrário, se apenas gostou do texto, ou o leu e não há nada a declarar, clique nas opções acima (Eu li/E gostei).
Saiba que não precisa obter conta no Google para comentar, você pode deixar seu comentário como anônimo. Preferindo se identificar, deixe seu e-mail ou algo assim. Os comentários de postagens recentes passam primeiro pela minha aprovação, não o postarei de você quiser deixá-lo oculto.

Pratique a leitura.

Translate