terça-feira, 13 de julho de 2010

Podemos ainda ser amigos, não podemos?

Não, disse ela ríspida. Não. Nem pensar.
- Eu gosto tanto de ti, Laura. Seria um crime não poder mais vê-la. Podemos ser amigos...
Não, não podemos. Se não quer me perder então fique comigo, como sempre ficou: sendo meu namorado. Se não for pra ser assim, então nada de amigos. E se for para um dia sermos amigos, que o acaso nos leve a isto. Mas não me deixe, após lhe abraçar e lhe chamar de meu durante anos, deixá-lo partir, e ainda chamá-lo de amigo. Tu sabes que tenho tamanha consideração por meus amigos. E nunca será a mesma coisa. Olharei para ti, olharei para mim, separados. E tu nos braços de outra, quem sabe? O que poderei fazer? Decididamente nada, afinal seria apenas mais uma amiga.
- Não complique as coisas, Laura. Sabes que está sendo difícil pra mim também.
Não, não está. Você está simplesmente chutando com um pé-na-bunda a pessoa que mais lhe amou nesta vida, e tudo por quê? Um desentendimento bobo. Ciúmes grotesco. O que posso fazer para você entender que isto é apenas uma fase? [...] Pense o que quiser.

Silêncio.

- Você ainda me ama?
Que pergunta mais idiota, Fábio.
- Tudo bem. Quer saber? Não quer ser minha amiga, tá legal.
Que bom que esteja, pois lhe garanto que eu não irei mudar de idéia. Ainda não acredito que você acha que te amo ao ponto de me fazer sofrer propositalmente. Como se essa idéia lunática de sermos amigos não fosse uma desculpa idiota para você jogar na minha cara tudo o que um dia, eu imatura, lhe causei. Deixa o tempo me castigar, mas não faça isso por ele. Me deixe pegar raiva do tempo, do destino, ou seja do que for que me fazer aprender com meus erros; mas não deixe eu pegar raiva de você. Dizem que depois da decepção, tudo o que fora amor vira ódio, e isto seria uma pena, pois meu amor por ti é imenso...
Está me ameaçando?
Quem sou para fazer isto, Fábio? Eu te amo, quero mais é que tu sejas feliz. Mas se for para ser feliz ao lado de outra, me poupe de ver isto. Não me importo em sofrer por não tê-lo por perto como antes. Prefiro assim. Melhor do que tê-lo por perto e não poder tocar-te.
- Não quero perder-te.
Dou-lhe uma semana... Duas, se quiser. Você precisa viver sem mim. Não diga que não consegue antes de tentar. Faça um teste.
- Quer um tempo?
Não quero nada. Você é quem está terminando. Quer ser meu amigo. Eu não quero nada. Só quero lhe dar a certeza se é isto mesmo o que queres. Quer ser meu amigo? Apenas isto? Podemos ficar semanas sem nos falar... Estamos brigados se lembra? Mas não me faça ter que por um fim. Pelo menos arrume uma desculpa melhor.
- Não entendo o que queres.
Quero que me perca. Pelo menos sinta que me perdeu. Apenas aprendemos assim: perdendo o que mais amamos. Não ponho seu amor em prova. Quero que entendas o que digo. Quero que vivas sem mim, sem minha companhia. Embora não lhe dou a certeza que lhe aceitarei de volta. [...] Pense nisto, Fábio. Em meio à tantos garotos escolhi você. E então você decide que em meio à tantas garotas eu sou a pior companhia.
- Nunca disse isso.
Sei que não - sorriu ela convencida - Eu sei que não.
- Então o que está pretendendo fazer? Sabe que eu e você, em relacionamento pessoal não damos mais certo. Você quer liberdade. E eu quero apenas alguém que me apoie.
Não. Você quer alguém que lhe ame infinitamente. Só ficou comigo, pois entre todas eu fui quem lhe fez sentir-se vivo. Você odeia romances, Fábio. Mente pra si mesmo quando diz que acredita em amor. Esse lance de amor não funciona entre nós. Sempre funcionou, digamos assim... algo chamado: dependência. Sou metade você, e você metade eu. Dependemos um do outro. Você sabe disso. Consegue viver sem mim, eu sei. Embora não viva melhor.
- Digo o mesmo de ti.
Nunca negarei. Eu te amo, Fábio. Mas se queres viver longe de mim, então que vá. Apenas não me faça ter que enxergá-lo de forma totalmente diferente da qual eu o vejo. Amigos são importantes, sou feliz ao lado deles, mas contigo... Contigo eu sou mais eu. É como se tu fizeste eu mesma me aceitar. E sou feliz por ser eu quando estou contigo. Sou feliz de ser Laura, pois tenho você, Fábio, em meus braços. E mesmo que eu erre diversas vezes, eu sei que me machuco mais por isto do que machuco à você. Pois te amo. Sou metade você, esqueceu? Quando lhe machuco, me machuco duplamente: por machucar-te e por ferir-me também. Você tem apenas um motivo para viver sem mim, mas lhe dou sete, dez, doze, se quiseres, para viver ao meu lado. Me peça tudo, Fábio, apenas não peça que eu seja mais uma amiga. Se queres partir, vá agora. Minha mente está fresca, irei entender se decidir viver sem mim.
- Não irei a lugar nenhum. Não é isto que eu quero. Quero, no fundo, entender porque tudo está tão confuso. Porque me machucas o tempo inteiro e agora me diz que me ama.
Se lhe magoou não quer dizer que eu não o amo. Diversas vezes pessoas irão te machucar, Fábio, somos humanos, erramos, cometemos erros, aprendemos com eles; mas você tem que escolher por quem vale a pena sofrer. Vale a pena estar ao meu lado, Fábio? Não peço que me responda agora. - e então fitou o relógio de pulso, seu expediente começaria em 5 minutos - E sobre a sua pergunta... Não, eu não quero ser sua amiga.

Levantou-se da mesa, pegou sua bolsa que estava pendida à cadeira, virou as costas e saiu andando.

Talvez seja melhor assim, gritou da esquina para ele.
E então, à mesa do restaurante, - cujo eles pararam para ter uma conversa - Fábio ficou olhando o jornal de esportes. Dia 12 de julho. E então, após este dia, nunca mais a viu.


94ª Semana Blorkutando: "Podemos ser amigos"

Bate-Papo com o leitor:
Minha filosofia com base em minhas experiências: Não funciona. Não quando ainda existe amor. Às vezes é necessário a distância para se dar certo valor, pois, é através da saudade que sentimos que determinamos qual é a importância de alguém em nossa vida.
Já passei por isto, e não sei dizer o desfecho da história. Pois ainda sou a garota que virou a esquina e nunca mais apareceu. E não posso inventar um. Seria mentira.
Ser amiga é péssimo, ainda mais quando ainda o quer de volta. As outras amigas do rapaz lhe encherão tanto o saco que você irá surta, como aconteceu comigo. Meu formspring não exclui não sei porque - apenas o exclui recentemente porque enjoei. Eram tantas garotas me enchendo o saco com perguntas hediondas. Só Deus sabe o que eu passei. E sem contar as fofocas. Quanto mais eu ficava perto dele, mais elas me azucrinavam. E acredite, nós nos tornamos bons amigos. Melhores do que um dia pude pensar. Mas eu ainda o amava, e quando renegava o "amor" pela palavra "oi, amigo", me doía mais um pouco. Só de pensar que eu fora o motivo do término.
Então, um certo dia, o xinguei no alto do estress, juntou as garotas mentindo sobre ele, com as perguntas idiotas, eu definitivamente o chamei para uma conversa e o xinguei de tantos nomes... e depois o exclui de meus contatos virtuais. Não sei se foi uma boa. Hoje em dia, quando nos topamos por ai, nem em minha cara olha. Mas, no fundo, sei que foi melhor assim. Melhor viver sem, do que se torturando; não é verdade?
A verdade é: nunca deixe alguém pensar que lhe tem nas mãos.
E ser amiga de ex é o cumulo do desespero. Te amo, amor, te quero por perto nem que seja pra ser apenas sua amiga.
E toda vez que você souber que ele beijou fulana, você terá vontade de socá-la. Ainda mais quando ela virar pra ti e perguntar: Você não tem ciúmes? Você engulirá em seco e mentirá: Lógico que não.
Se você decide ser amiga de seu ex, então nunca pense que ele a verá de outra forma. Depois do tchau relacionamento, nada mais faz sentido.
E então eu e ele jogamos, praticamente no lixo, um ano e meio de namoro.
Se eu quero ser amiga dele?
Não. Nem pensar, respondeu ela ríspida novamente. rs

8 comentários:

  1. Ah não dá mesmo pra ser amiga do seu ex,se você ainda gosta dele,é claro.Sempre há aquele sentimento de perda e não dá certo mesmo,concordo com você.
    Ótimo texto,amei *.*
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. se vocêDalle!!! Que situação difícil, mas é. Fica perto de quem se gosta é muito complicado

    ResponderExcluir
  3. Não dá pra ser amigo de quem a gente ainda ama ou amou. Talvez depois de os dois envolvidos já estarem envolvidos de verdade com outras pessoas, mas é tão constrangedor para todas as partes.

    Bom ler você!

    ResponderExcluir
  4. o que vou comentar nada tem haver com esse texto.. HAHA Mas sim do seu textinho ali do lado, sobre roubarem os teus textos.
    eu ja passei tanto por isso, que chegui a desistir de escrever.
    agora meus textos do blog sao bloqueados para copia, mas mesmo assim tem quem tenha a pachorra de copiar e ainda falar obrigado quando dizem: "que lindo texto"

    ahaha sofro com isso.

    ResponderExcluir
  5. é. realmente nunca funciona quando um dos dois ainda ama. mesmo que seja um pouco. simplesmente ser só amigos é o caminho errado nesse caso.
    ameii *-----*


    se cuida :*

    ResponderExcluir
  6. gostoso d ler seu texto parabens mesmo
    envolvente e agradavel..


    ufff mes d copa.
    mes intenso.
    e vamo q vamo..
    tiramos mtas lições disso inclusive que goleiros
    gostam mto mais do que pegar bolas.
    pegam um xadrez...travestis...gripe..frango....galinhas...e por ai vai..
    e o polvo quer saber ops..o povo..
    dps da copa nos resta as eleições ?
    q broxante.pelo menos o serra não flw q se ganhar sai nú na paulista ou a dilma fica careca...
    um abraço
    bom estar d volta e vamo q vamos;

    ResponderExcluir
  7. Gabs, que texto! Ta perfeito!
    Pela pouca experiencia que tenho, aliás, pouquissima, sei que nao vale a pena tentar ser amiga do ex ou de qualquer outro menino que vocÊ ame de um modo diferente dos seus outros amigos. Simplesmente porque estando perto dele, você nao vai esquecê-lo e isso so vai te machucar mais e mais.
    Então né?! Eu ia escrever esse texto tbm pro blorkutando.. nao vo mais.. o teu ta muito bom! Pra mim ja ganhou... Ah nao, penso que vou escrever sim, pra passar o tempo!
    Beijão!

    ResponderExcluir

Faça um comentário, se houver um. Caso ao contrário, se apenas gostou do texto, ou o leu e não há nada a declarar, clique nas opções acima (Eu li/E gostei).
Saiba que não precisa obter conta no Google para comentar, você pode deixar seu comentário como anônimo. Preferindo se identificar, deixe seu e-mail ou algo assim. Os comentários de postagens recentes passam primeiro pela minha aprovação, não o postarei de você quiser deixá-lo oculto.

Pratique a leitura.

Translate