sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Queda

Quando há a queda é como se a vida lhe pergunta-se se é capaz de ir à luta outra vez. A vida questiona, o corpo fraqueja, porque mais uma queda e tudo estará acabado. Levantar após um tombo requer muita força, mas a esperança falha, ela também - maldita - quer saber se ainda acreditas em que é capaz de não cair outra vez. Porque uma segunda queda, o instinto ameaça: pode ser fatal. Será fatal.
É necessário um apoio, mas as mãos tremem, as lágrimas cegam, os pés estão cansados devido à exaustiva caminhada, toda a batalha... toda noite mal dormida...
No fim, estou ainda ao chão. A esperança está ferida, porque a fé não é mais tão forte.
A queda é fatal. Mas de toda vida, reconheço, não foi a pior. Mas então porque é tão difícil levantar? Porque minha fé é pouca?!
O chão me parece acolhedor, é o único que não falhou comigo (ainda), o único que ainda não me questionou, não me pôs à prova, não duvidou de mim. Pelo contrário, em todo o trajeto de minha vida, foi exatamente ele quem me cedeu apoio, apoio aos pés, me ofereceu o atrito necessário para caminhar. Nada mais justo que beijá-lo. O chão é o limite, não? Na queda, do chão não se passa.
De repente, é possível enxergar que estar aos cacos, definitivamente ao chão, não é uma má ideia.
Mas ainda assim o peso de levar o mundo na cabeça, estando no chão, é assustador. Porque a pressão é ainda maior. Tanto que todos nossos sonhos nos dão asas, e quando lá em cima estamos, menor é a pressão em que o mundo nos impõe, por isso as coisas parecem mais simples quando sonhamos.
Então é necessário continuar, não é mesmo? Preciso de asas, meus pés falharam, e eles têm o direito do descanso. Mas não posso parar, não agora, não posso desistir; então recomeço a sonhar, sonhar tudo outra vez... porque é preciso voar.

Gabriela Marques
3/2/2012

14 comentários:

  1. Sim, minha linda, "é preciso voar".
    Identifiquei-me muito com seu post, pois estou sentindo exatamente a mesma atração-repulsa pelo chão que me traga para esses vãos dos quais não consigo me desvencilhar.
    Que encontremos as duas forças para continuar em frente, sem medo de quedas. Afinal, são delas que saem os melhores ensinamentos da vida.
    O problemas é que é delas também que saem os maiores traumas.
    Um beijo, flor.

    ResponderExcluir
  2. problema é quando a gente descobre que até o fundo do poço tem um porão, se a porta estiver fechada, não adianta nada sair voando.

    Que animador, não? Hehe

    beeeeeijos!

    ResponderExcluir
  3. Talvez a esperança não seja tão forte quanto tua vontade, sinto que tua esperança rouba até tua poética e não há canção nem melodia, que suavize o que berra em tuas entranhas. Te acostuma, gostar, amar, viver e sentir o que nos transforma, é assim...

    Um abraço, confesso que tu poesia me alegra e que tua tristeza me condói.
    Afinal, é isso que te faz ser uma grande poeta em construção.

    ResponderExcluir
  4. Enquanto você cair e houver um chão pra lhe acolher, você vai ter onde se apoiar para levantar e recomeçar. E existirão outras forças ao seu redor, mas às vezes nossos olhos, nossa alma, nosso coração, todos cansados demais, não conseguem ver.
    E a vida não nos questiona por mal, por audácia, é apenas necessário. Porque somos capazes e precisamos saber. E aprender.
    Beijo Gabi, e força em tudo que você for fazer na vida.
    Voe alto, voe longe.

    ResponderExcluir
  5. Sei o quanto se necessita de asas, mas enquanto o chão lhe for acolhedor, fique. Não é preciso pressa para se levantar. O que não pode faltar são forças para se levantar. Se você as têm, guarde-as para o momento certo. Tudo tem sua hora e, se a sua ainda não chegou, irá chegar em breve.

    Agradeço o comentário, Gabi. Me emocionei com sua palavras. Eu não vou embora, não é definitivo. Eu irei voltar, mas não com o Let it Be. Hoje minha vida já não faz mais parte do que já vivi. É como se eu continuasse aquela história, de antes. E eu não quero isso. Hoje eu tenho outra vida e, para compartilhar isso, eu preciso de um novo cantinho. Quando eu o fizer, lhe avisarei. Você será a primeira que saberá. Mas é como eu disse, diversas vezes, preciso de um tempo pra mim. Me atualizar da minha vida. Por isso a despedida. Não é falta de tempo, ou falta de criatividade. É só um tempo que estou me dando para retornar com tudo. Eu vivo para escrever. E sem o blog, eu nada seria. Por isso, jamais abandonaria a blogosfera. Isso faz parte de mim. Só não mais consigo postar no Let it Be. Fez parte de mim, já não o faz mais.
    Quando eu voltar, direi que você tinha razão. Pode deixar. Foi um prazer enorme te conhecer, Gabi. Isso aqui seria outro mundo se não fosse por você. Agradeço, de coração, por todos os comentários carinhosos, pelos puxões de orelha, por abrir meus olhos para o que eu não queria enxergar. Obrigada Gabi, por tudo.

    Eu voltarei. Só não sei quando.
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Muito bom o texto, achei muito interessante voce levantar isso de "se o chão estiver lá para te segurar", bem interessante mesmo.
    Parabens pelos textos,

    Inspiração sempre
    abraços
    Homem de 2indices

    ResponderExcluir
  7. Algumas quedas realmente fazem grandes estragos, mas sempre resta um soprinho de força para levantarmos. E se não houver, devemos buscá-la em algum canto, porque algumas coisas ainda estão lá, esperando por nós. E essas coisas são muito importantes; os sonhos.
    Adorei, achei fantástico o texto! Desses que a gente se identifica em alguma parte e pode dizer com a maior certeza '' sei bem como é/ como dói''.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Cofuncio já diria que a virtude não está em nunca cair....

    ResponderExcluir
  9. bom, eu disse no texto que, antes de começar a criticar, que se bloqueie, exclua, cancele atualizações, sei lá, é uma ferramenta à disposição. Ninguém é obrigado a ver nada :)

    ResponderExcluir
  10. É sempre necessário tem em quem se segurar, ou simplesmente ter um ponto de apoio.
    Gostei do teu blog, estou a seguir e voltarei outras vezes. Se puder dê uma passada no meu querido amar.go, ficarei gratíssima com tua visita.

    Hug bear. (:

    http://amar-go.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Sinta o chão, nele se apóie e agora dê o impulso pra cima... Levante se, dê dois passos e olhe pra trás. Você pode até cair mas você é livre para seguir em frente, a queda está condenada a nunca ir alem do que pode e a sempre ficar pra trás

    Abraços do amigo


    P.S. Não desesperes, nem sequer pelo fato de que não desesperas. Quando tudo parece findo, surgem novas forças. Isto significa que vives. Franz Kafka

    ResponderExcluir
  12. Oi Gabriela

    Eu já cai tantas vezes, já estive no chão, abaixo dele, no inferno e sempre, sempre quando estive ou estou neles me parecem tão propícios, e sei o quanto é difícil levantar.
    Mas do chão eu tirei algumas lições...

    1º Ele pode parecer confortável por um tempo, depois essa posição cansa e levantar será a única vontade.

    2º Enquanto está nele (nessa dor, vazio, momento, carência e tanto outros motivos) o certo é senti-la até o final, exemplo: por estou depressiva? não adianta erguer a cabeça vestir uma roupa limpa de corpo sujo tem é que se sujar inteira, entender o porquê, aprofundar na dor, até consumi-la só assim com o entendimento adquirisse o tal crescimento.

    3º Se isso não for feito se levantará mas, amanha ou depois caíra de novo na mesma situação, porque não vivenciou o que tinha que ser, só assim nesse chão não caíra mais.

    E acho que por último, quando mais caímos mais fortes ficamos, pode até ser que cansados, desesperançados (se não aprender-mos a lição direito), caso contrário nos fortalecemos.

    E já sabe" "Pessoas sofridas são perigosas porque elas sabem que podem sobreviver" adoro esse pensamento..rsrs.

    Pode até parecer(ou ser) vã filosofia, mas a vida me ensinou assim.

    Se te ajuda não sei, mas senti vontade de escrever e escrever ..rs E pior escrevi tudo isso como se tivesse certeza que voce sente isso nesse momento, e se for somente uma licença poética.. bem se for, releve..rs

    Beijo,
    Você tem alma boa
    Fica com Deus.

    Vida F.

    ResponderExcluir
  13. Você precisa de boas quedas pra conseguir erguer a cabeça, 'crescer', se sentir melhor, ganhar experiencia... E poder seguir em frente. A vida é feita de muitas quedas, basta você saber escolher quais merecem seu tombo.

    ResponderExcluir
  14. Tem presente pra você lá no blog :p (desculpa o copia e cola x_x)

    ResponderExcluir

Faça um comentário, se houver um. Caso ao contrário, se apenas gostou do texto, ou o leu e não há nada a declarar, clique nas opções acima (Eu li/E gostei).
Saiba que não precisa obter conta no Google para comentar, você pode deixar seu comentário como anônimo. Preferindo se identificar, deixe seu e-mail ou algo assim. Os comentários de postagens recentes passam primeiro pela minha aprovação, não o postarei de você quiser deixá-lo oculto.

Pratique a leitura.

Translate